Nos dias 28 e 29 de janeiro, membros da Academia Nacional de Direito Desportivo se reuniram na sede da CBF no Rio de Janeiro para discutir as diretrizes da ANDD para o ano de 2016, bem como tratar questões ligadas ao âmbito jusdesportivo nacional com instituições dirigentes de modalidades esportivas.
Confira a entrevista do Ministro do TST e Presidente da ANDD, Guilherme Caputo Bastos acerca das reuniões ocorridas no Rio de Janeiro:
P: Ministro Guilherme Caputo Bastos, em suma, qual é o propósito destas reuniões com membros da ANDD e Instituições dirigentes de modalidades desportivas nacionais ?
R: Ano novo, momento de renovação, de novas reflexões, momento de apresentar e oportunizar novas idéias. Esse é o motivo de a Academia estar no Rio de Janeiro, fazendo essa visita aos parceiros, as instituições que se preocupam com o Direito Desportivo. São parceirias que vêm de encontro ao objetivo maior de todos nós que é de propciar regras melhores, mais ajustadas e mais adequadas ao esporte em todas as suas modalidades.
P: Ministro, fale um pouco sobre a visita realizada à CBF e qual a proposta da ANDD diante desta visita.
R: As visitas à CBF são visitas sempre muito, por um lado, prazeirosas. É uma casa de bons amigos, rever amigos, rever pessoas que têm, detêm e acumulam experiências no futebol, a modalidade mais apaixonante do nosso país e sobretudo trocar experiências, saber como andam as coisas no futebol quais são as perspectivas de mudanças, sempre buscando a melhoria da prática da modalidade. Foi muito interessante, estivemos demoradamente com o Presidente em exercício, Dr. Coronel Nunes e alguns direitores, como por exemplo o Dr. Carlos Eugênio Lopes, Diretor Jurídico da CBF e também membro da ANDD, Dr. Rogério Caboclo, enfim, estivemos apresentando as propostas da Academia para este ano de 2016 e sobretudo convidá-los a participar de nossos eventos.
P: Ministro, você poderia falar brevemente sobre o Jurisports, Congresso de Direito Desportivo realizado pela ANDD que ocorrerá na capital italiana (Roma) este ano de 2016 e quais temas serão abordados ?
R: O evento de Roma tem um significado bastante importante para a Academia. Foi um convênio assinado com a Sapienza Universitá di Roma no final do ano de 2015, na presidência do Tribunal Superior do Trabalho, com a participação do Sr. Presidente do TST e que visa essa troca de experiências na área do esporte. Vamos tratar de intercâmbios na área de Previdência Social, funcionamento da Justiça Desportiva, vários temas que são relevantes para o europeu, especificamente para o desporto italiano e também para nós brasileiros. Este evento inaugura uma série de eventos fora do país que vamos realizar, visando exatamente buscar essas experiências exitosas fora de nosso pais e levar também para outros países as experiências vitoriosas experimentadas aqui no Brasil. Vamos tratar de problemas relacionados à arbitragem, às questões vinculadas aos Direitos Econômicos, tão tormentosas nos dias de hoje, questão da condição de trabalho dos atletas profissionais, questão tão cara ao imaginar uma previdência específica para o atleta que tem uma carreira curta e deve merecer do Estado uma atenção especial. O Jurisports de Roma ocorrerá nos dias 21 e 22 de março e estamos convidando o Presidente da CBF para que nos acompanhe em nossa delegação.